A primeira turma para receber a Formação em Saúde Mental "Caminhos do Cuidado", com ênfase da formação em crack, álcool e outras drogas, teve o primeiro encontro neste segunda-feira (17/02), com a presença dos tutores, do prefeito Farelo Almeida, e da Coordenadora Adjunta da 12ª CRS (Coordenadoria Regional da Saúde) Fátima Moor.
A capacitação é uma parceria entre o Ministério da Saúde com a Prefeitura, direcionado para os agentes comunitários da saúde e técnicos dos ESF's. Os profissionais que são tutores foram selecionados em dezembro de 2013, dos quais foram escolhidos dois profissionais de São Borja, a nutricionista Josélia Pires e a psicóloga Laura Gattiboni, das equipes do NASF – São Borja.

São três turmas, as outras duas iniciam no dia 18 e 19 de fevereiro, atendendo os profissionais de São Borja e Garruchos. São cinco encontros presenciais, na Sala do Servidor da Prefeitura, com previsão de término na última semana do mês de março. Os encontros iniciam às 8 horas, com intervalo para almoço, que é oferecido pelo programa, e termina às 17 horas.
De acordo com a psicóloga Laura, o curso ofertará metodologias de aprendizagem, dispositivos que ajudarão a conectar o mundo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem às suas demandas de formação, conforme os problemas e necessidades identificadas no seu processo de trabalho no território, no acolhimento aos usuários, na mobilização e articulação da rede de apoio social e comunitária.
O prefeito Farelo Almeida destaca a importância do projeto, uma vez que os agentes comunitários estarão aptos a orientarem a população a respeito das drogas. Além disso, segundo Farelo, o programa é uma forma de combate ao preconceito.

Fonte: Decom/ Prefeitura Municipal
Crédito Imagens: Lucas Carvalho/ Decom/ Prefeitura