Desde quarta-feira (06/11), o Detran/RS permite que os 274 Centro de Formação de Condutores do estado realizem o cadastramento no Programa CNH Social. O projeto é uma forma das pessoas carentes poderem adquirir sua habilitação para dirigir ou trocar de categoria. Neste sentido, o movimento de pessoas no CRAS do Centro (em frente ao Hospital Ivan Goulart) em busca do benefício têm sido intenso. Isso se dá porque os candidatos devem estar com o Cadastro Único (CadÚnico) dos Programas Sociais do Governo Federal atualizado.

Muitos interessados em requerer o benefício da CNH Social estão atualizando o seu CadÚnico, para isso, a pessoa deve se dirigir ao CRAS do seu bairro munidos de Identidade, CPF, conta de luz (único comprovante de residência válido para atualização), Comprovante de Renda (quem tiver) e Cartão do Bolsa Família (quem tiver). Essa documentação é exigida do titular do Cadastro, dos outros familiares é solicitado Identidade ou Registro de Nascimento para identificação do NIS (Número de Identificação Social).

Após a atualização no CadÚnico os candidatos podem se inscrever no CFC Fronteira, de segunda a sexta-feira, até às 10 horas, sendo atendido os 50 primeiros. No CFC Via Oeste o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e a tarde das 14 às 17h 40m. As inscrições irão até o dia 29 de novembro, sendo realizado o sorteio das vagas no dia 11 de dezembro.

As pessoas beneficiadas pelo Programa CNH Social estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, do curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático. Candidatos reprovados nos exames poderão refazê-los uma única vez, sem ônus, garantido um acréscimo de oito aulas práticas aos reprovados no exame prático.

A atualização no CadÚnico é importante, pois, permite à pessoa participar dos programas sociais do Governo Federal como; os cursos gratuitos do Pronatec e do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. O Cadastro Único possibilita o governo conhecer a realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações e dados de cada um dos componentes da família, a partir deste momento, o poder público pode formular e implementar políticas específicas que contribuem para a redução da vulnerabilidade social.

Fonte: Decom/ Prefeitura Municipal

Prefeitura De São Borja  RGB-01