Estudantes da rede municipal seguem visitando locais históricos e turísticos

Publicado: Quinta, 28 Novembro 2019 11:34 | Última Atualização: Quinta, 28 Novembro 2019 11:34 | Acessos: 1875

Na quarta-feira (27/11), foi desenvolvida mais uma etapa do programa “Reciclando o dia a dia – Promovendo a Cidadania”. Iniciada em julho, a iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A ação consiste em visitação guiada aos principais pontos turísticos e históricos da cidade, com finalidade cultural e pedagógica. Outra finalidade é premiar as escolas vencedoras da 1º Gincana do Meio Ambiente, realizada em junho.

Uma das visitas, esta semana, foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, no turno da manhã. Já à tarde o passeio cultural foi realizado por estudantes do CETIM (Centro Educacional de Turno Integral Municipal) Neuza Brizola. Atuou como guia a turismóloga Kellem Paula Rohan Araújo.

O roteiro do passeio, usando o ônibus da SMEd do projeto Escola Viva, abrangeu o Monumento do Tricentenário, Praça da Lagoa, Museu Aparício Silva Rillo e Biblioteca Municipal e Museu Getúlio Vargas. O roteiro ainda incluiu a Casa Memorial João Goulart, Praça XV de Novembro, Igreja Matriz São Francisco de Borja, Prefeitura Municipal de São Borja, Museu de Estância, Os Angueras, Estação Férrea, Cemitério Paraguaio e Cais do Porto. Outros locais visitados foram Praça Assis Brasil, Igreja Imaculada Conceição e Centro Nativista Boitatá.

Os passeios duram 2h30min, permitindo que os estudantes possam conhecer esses pontos históricos e turísticos, recolhendo mais informações sobre a história do Município de maneira lúdica e interdisciplinar. O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que a iniciativa “contempla a proposta da atual Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho, em que o ensino seja motivador e construído através de metodologias diversificadas, respeitando as particularidades individuais de cada aluno”.

O programa de visitações começou em 03 de Julho deste ano. Já desenvolveram o mesmo roteiro, a partir dessa data, alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Aparício Mariense, Ubaldo Sorrilha da Costa, Cândida Vargas, Francisco Miranda, República Argentina e Duque de Caxias. O programa “Reciclando o dia a dia – Promovendo a Cidadania” tem participação executiva do curso de Gestão de Turismo do IFFar e ainda de acadêmicos do curso Ciências Humanas da Unipampa. Uma equipe multidisciplinar repassa aos alunos da rede municipal orientações e informações sobre os locais visitados e sobre o contexto histórico-turístico.