Planejamento apresenta licitações do Parque Missioneiro e ginásio esportivo

Publicado: Terça, 29 Outubro 2019 09:28 | Última Atualização: Terça, 29 Outubro 2019 09:33 | Acessos: 695

Depois de processo anterior em que não apareceram empresas candidatas, a Secretaria Municipal de Planejamento está lançando nova licitação por tomada de preços, visando obras de implantação do futuro Parque Missioneiro e Horto Florestal, na vila Cabeleira. Agora empresas especializadas na área de engenharia e construção civil devem apresentar propostas, na secretaria, até as 14 horas do dia 12 de novembro.

O Parque Missioneiro do Horto Florestal dispõem, para investimento, uma verba de R$ 298 mil. Além de contrapartida da Prefeitura, os recursos são oriundos do Ministério do Turismo, com liberação da Caixa Econômica Federal. Uma emenda parlamentar do então deputado federal Luis Carlos Heinze viabilizou o repasse para São Borja.

Para a primeira etapa das obras é prevista a construção de um pórtico nos acesso ao futuro parque. Pelo projeto, elaborado pela equipe da área de Planejamento da Prefeitura, será montada estrutura em alvenaria que funcionará como suporte para que, nos seus intervalos, em etapa posterior, sejam entronizadas obras arquitetônicas e de cunho artístico. Serão 18 'estações' a serem montadas, com perfil de obras de arte, resgatando os principais vultos e ciclos históricos, políticos e econômicos da história de São Borja, a partir da formação como redução jesuítica.

Ginásio esportivo

Também como tomada de preços, está aberto prazo em licitação, visando à definição de empreiteira para desenvolver obras de reforma do ginásio esportivo Cleto Dória de Azambuja. Neste caso, as empresas especializadas em engenharia e construção civil devem apresentar propostas até as 14 horas de 11 de novembro, na Secretaria de Planejamento.

O ginásio poliesportivo municipal Cleto Azambuja, localizado no bairro do Passo, tem previsão de receber R$ 250 mil em melhorias. Os recursos foram viabilizados através de emenda parlamentar do então deputado Luis Carlos Heinze. A praça esportiva é, atualmente, uma das mais utilizadas na cidade, mas precisa recuperar sua estrutura e instalações de apoio.

O telhado será reformado, infiltrações nas paredes serão corrigidas e ainda haverá revitalização do piso da quadra esportiva. Igualmente serão substituídas ou recuperadas as redes hidráulica, elétrica e de esgotamento sanitário. As instalações correspondentes aos vestiários e à área de um palco também passarão por reforma.

Outra quadra

Está aberto também prazo em licitação com vistas à construção de uma quadra poliesportiva, que será implantada na Rua Francisco Koltermann, para atender demandas da vila Leonel Brizola e bairro Itacherê.

As propostas por empresas de engenharia e construção civil têm de ser apresentadas até as 8h30min na Secretaria de Planejamento. Os recursos para este projeto procedem do programa Esporte Caixa, da Caixa Econômica Federal.