Abertura da Semana da Pátria faz um chamado para reflexão sobre o país

Publicado: Sexta, 01 Setembro 2017 11:42 | Última Atualização: Sexta, 01 Setembro 2017 11:42 | Acessos: 27691

A sexta-feira (01/09) marcou a abertura dos Festejos da Pátria, que ocorreu na Praça XV de Novembro com a participação de integrantes do 2° RC MEC, Câmara de Vereadores, Liga da Defesa Nacional, Brigada Militar, 35ª CRE, Escolas da cidade e Prefeitura. O ato de civismo dá início a programação que terá desfiles no interior no dia 03, em Nhú-porã e Ivaí, e no dia 07 os desfiles do Centro e do Passo.

Antes dos pronunciamentos, a chama da pátria foi acesa na Pira por militares e agora está sendo protegida por alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Escolas, entidades e militares se revezaram até o dia 07 de setembro na guarda da chama.

O primeiro a ocupar a tribuna da Plataforma Teotônio Villela foi o subcomandante do 2° RC MEC, André Leite, que trouxe as palavras do comandante da unidade, Jorge Francisco de Souza Júnior, que está em atividade militar. André Leite destacou que o ato além de promover o civismo e patriotismo aponta para história, pois povo sem história, perde a identidade e acaba contando a história dos outros.

O secretário da Educação João Carlos Reolon em seu pronunciamento suscitou a reflexão sobre o atual momento do país, e a necessidade de projetar o Brasil do futuro. Reolon explica que é preciso fazer uma análise em relação ao país e partir daí projetar uma nação diferente. “É momento de ter esperança, de sonhar e acreditar em um país verdadeiramente verde-amarelo, em um Brasil justo e melhor para todos” - destacou o titular da pasta de Educação.

O presidente do legislativo, Eugênio Dutra, também fez questão de trazer uma mensagem de otimismo e esperança nestes festejos da pátria. Por fim, pediu para que Deus continuasse a abençoar a pátria.

O prefeito Eduardo Bonotto foi o último a discursar e ressaltou que a data que lembra o grito do Ipiranga, dado por Dom Pedro I, ecoa em nossos dias em relação às responsabilidades que temos com o país. Um Brasil que precisa de todos, não somente dos governantes, mas de sua gente dando a contribuição na criação de um país digno, honesto, pujante e grande.

A cerimônia foi encerrada com o hasteamento das bandeiras e a participação da Fanfarra do 2° RC MEC com o hino da Independência: “Já podeis, da Pátria filhos. Ver contente a mãe gentil. Já raiou a liberdade. No horizonte do Brasil. Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil. Ou ficar a pátria livre. Ou morrer pelo Brasil!”

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom