Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade marcou os 130 da moção plebiscitária

Solenidade marcou os 130 da moção plebiscitária

Publicado: Segunda, 15 Janeiro 2018 11:52 | Última Atualização: Segunda, 15 Janeiro 2018 12:05

Há 130 anos, os destinos da nação passariam novamente por São Borja. Naquela ocasião, um vereador são-borjense, Apparício Mariense da Silva, elaboraria uma moção pedindo o fim do terceiro reinado e uma nova forma de governo, o início da República. O documento rodou todo país levando lideranças a pensar sobre o futuro da nação.

Tal ato é comemorado em Sessão Solene na Câmara de Vereadores, que neste sábado (13/01) se reuniu no Plenário para celebrar a data. O vice-prefeito Roque Feltrin em seu pronunciamento fez um apanhado histórico do fato, também lembrou que apesar das dificuldades da época e da distância, Apparício Mariense se fez ser ouvido e conseguiu levar o povo a reflexão sobre o futuro da nação. Feltrin também fez deferência ao técnico de futebol Beto Campos, o qual também rompeu as adversidades e foi mais uma são-borjense a fazer história no esporte.

A solenidade ainda teve os pronunciamentos dos vereadores Eugênio Dutra e do presidente em exercício José Luiz Machado (Boca), os quais destacaram as trajetórias de Apparício Mariense e também do técnico Beto Campos.

Na ocasião, após os pronunciamentos ocorreu a condecoração com a comenda Apparício Mariense ao técnico Beto Campos, na oportunidade representado pela filha Gilvana Campos. Beto Campos ganhou proeminência e destaque nacionalmente após o título inédito do Campeonato Gaúcho de 2017 com a equipe de Novo Hamburgo, a comenda Apparício Mariense é a maior condecoração do legislação municipal.

Fonte: DECOM

Imagem:Lucas Carvalho